Distrito criado com a denominação de Paracuru, por Ato de 18-03-1842.
Elevado à categoria de vila com denominação de Paracuru, pela Lei Provincial n.º 1.068, de 12-11-1863, sendo desmembrado do município de Fortaleza. Sede na vila de Paracuru.
Pela Resolução Provincial n.º 1.110, de 10-1864, a vila é extinta.
Pela Lei Provincial n.º 1.604, de 14-08-1874, é recriada a Vila, com a denominação de Nossa Senhora do Livramento. A mesma Lei transfere a sede do município de Paracuru para Trairi.
Pela Lei Provincial n.º 1.669, de 19-08-1875, a vila de Nossa Senhora do Livramento passou a denominar-se Trairi.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú.
Pelo Decreto Estadual n.º 193, de 20-05-1931, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Paracurú.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Trairi é distrito de Paracurú.
Pelo Decreto Estadual n.º 64, de 07-08-1935, o município de Paracurú passou a denominar-se São Gonçalo e o distrito de Trairi passou a pertencer ao município de São Gonçalo.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Trairi figura no município de São Gonçalo.
Pelo Decreto Estadual n.º 1.114, de 30-12-1943, o município de São Gonçalo passou a denominar-se Anacetaba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o distrito de Trairi figura no município de Anacetaba.
Elevado à categoria de município com a denominação de Trairi pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, sendo desmembrado de Anacetaba. Sede no antigo distrito de Trairi. Constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Reinstalado 25-03-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
A Lei Estadual n.º 6.747, de 12-11-1963, desmembra do município de Trairi o distrito de Mundaú, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, o município de Trairi adquiriu o extinto município de Mundaú, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Pela Lei Estadual n.º 11.297, de 10-02-1986, é criado o distrito de Canaan e anexado ao município de Trairi.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988 o município é constituído de 3 distritos: Trairi, Canaan e Mundaú.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído de 6 distritos: Trairi, Córrego Fundo, Fleicheiras, Gualdrapas, Canaan e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
O município situa-se na margem do rio Trairi e as suas terras que se estendem do rio Mundaú à enseada da Lagoinha foram conquistadas e povoadas por sertanistas e colonizadores famosos, entre os quais, Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, Antônio Barroso de Sousa, e, sobretudo, João Verônica, tido e havido, segundo a crônica, como verdadeiro fundador da cidade do Trairi.
Nos meados do século XVIII, com a concessão de datas e sesmarias, João Verônica, homem progressista e trabalhador, conseguiu fazer fortuna com o labor agrícola e o pastoreio. Cansado já da vida do mato, senta moradia, com casa-grande alpendrada, numa nesga de terras situada nas proximidades da barra do rio Trairi.
Com a chegada de colonos, parentes e amigos, João Verônica resolve mandar erguer outras casas para residência de famílias do seu conhecimento e sob sua proteção. Com pouco tempo estava formado pequeno povoado, onde já se notavam, então, os casarões de Tolentino, Marinheiro, dos Sousas e dos Barbosas, donde, aliás, se originaram famílias numerosas e ilustres.
Vaquejada de Trairi - Fazenda Água Doce, Timbaúba (setembro)
Festa de N. Sra. Do Livramento (22/12 a 01/01)
Dia do Município (22 de novembro)
Festival do Camurupim (outubro)
Festa de São José - Canaan (09 a 19 de março)
Festa das Flores (maio)
Trairi off-road (começo de julho)
Santa Flecheiras (Semana Santa)
Regata em Mundaú (setembro)
Está inserido na Microrregião de Itapipoca, segundo o IBGE, que dividiu o estado em 33 Microrregiões Geográficas. De acordo com Divisão Político-Administrativa do Estado do Ceará, que estabeleceu 20 Áreas Administrativas, situa-se na Região 2 que tem como sede o município de Itapipoca.
O grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. A praia não oferece apenas a calma e tranquilidade aos visitantes. Quem procura diversão e agito também pode desfrutar de algumas opções oferecidas por Flexeiras. Bares, restaurantes e casas de show animam a noite. Festivais e campeonatos esportivos são realizados constantemente. O turista pode subir as dunas para apreciar o visual e visitar pequenas e grandes lagoas no meio do areal. Há também diversão, alegria, boas comidas e festas. Flexeiras ainda conta com um Reveillon incrível. Cada vez mais a festa vem crescendo ao gosto dos turistas e atraindo um público crescente. Uma festa linda em um lugar lindo!
Praia de Mundaú
Está a apenas 17 km do centro da cidade de Trairi. Ali, combinaram-se vários elementos, num encontro de rara beleza: o rio, o mar, as dunas e os coqueirais. Um passeio de barco pelo rio é uma boa maneira de conhecer as belezas do local. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral.
Praia de Guajiru
Praia a apenas 18 km do centro da cidade de Trairi, com acesso por estrada asfaltada de excelente qualidade. Tem dunas moveis de areias brancas com lagoas inter dunares e uma vasta faixa de areia emoldurada pelo coqueiral.Na mare baixa os turistas e nativos aproveitam um delicioso banho nas piscinas naturais. É ideal para o lazer de famílias, dispomos de 3 grandes hotéis e 7 pequenas pousadas com aproximadamente 230 leitos. O turista pode aproveitar para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças de decoração e artesanato usando algas marinhas, escamas de peixe e etc. Artes plásticas como pinturas em telas e esculturas em raízes de coqueiros. Esportes: Surf, Kitesurf, Stand up, Mergulho, Pesca, Futebol, Vôlei e etc. Calendário de festas: Bloco de Carnaval - Fevereiro/Março, Coroação - Maio, Festa da padroeira Nossa Sra. dos Navegantes - Agosto, Festival do Camurupim - Outubro, Regata - Dezembro, Réveillon - Dezembro.
Praia de Emboaca
Excelente praia a apenas 10 km do centro da cidade, com acesso por estrada asfaltada. Habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas pousadas
Hino Municipal
Vede meu povo o rio Trairi
Perenemente caminhando ao mar
Saltando alegre, pedras e colinas
E progredindo sempre sem cessar
Vamos meu povo, também nós avante
Lutando forte, sempre a progredir
Corpo robusto, mente sã e pura
Mostrando à Pátria quem é o Trairi
Corpo robusto, mente sã e pura
Mostrando à Pátria quem é o Trairi
As nossas praias são altaneiras
Deixando as ondas beijar o areal
E a passarada, sempre cantante
Não esquece a sombra do nosso coqueiral
As nossas praias são altaneiras
Deixando as ondas beijar o areal
E a passarada, sempre cantante
Não esquece a sombra do nosso coqueiral
Nossas crianças e a nossa juventude
São joias raras, feitas com amor
Nossos velhinhos, santos prematuros
Que na igrejinha rezam ao Senhor
Somos bem fortes, gente feita à luta
Somos ousados na luta do porvir
Nossa ousadia é luta com vitória
E o nosso lema é sempre progredir
Nossa ousadia é luta com vitória
E o nosso lema é sempre progredir
As nossas praias são altaneiras
Deixando as ondas beijar o areal
E a passarada, sempre cantante
Não esquece a sombra do nosso coqueiral
As nossas praias são altaneiras
Deixando as ondas beijar o areal
E a passarada, sempre cantante
Não esquece a sombra do nosso coqueiral