Av. Miguel Pinto Ferreira, 145 - Planalto Norte, - Trairi
 
Volta página inicial  
 


Notícias

Prefeitura decreta feriado municipal no dia 25 de março. 

Realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o Ceará a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil. O ato foi realizado na Praça Castro Carreira (Praça da Estação), pelo presidente da província do Ceará, Sátiro Dias. O movimento ficou conhecido em todo o país por seu pioneirismo e pela originalidade, pois era liderado pelas elites (estudantes, grandes comerciantes e intelectuais).

Mesmo com uma participação predominante da elite cearense, alguns filhos do povo, como o Francisco José do Nascimento, conhecido também como Chico da Matilde ou Dragão do Mar, foi essencial para o Movimento Abolicionista. Foi de Dragão do Mar a ordem de que ninguém poderia mais embarcar escravos no Porto. Respeitado, o líder jangadeiro, que era mulato, tinha fama de juiz severo (condenava a desobediência com a vida ou a morte), o que fez de sua atitude determinante para o fim do tráfico de escravos.

A abolição da escravidão foi um marco importante para o Ceará, mas apresentou poucas mudanças na sociedade e na economia da época. Os negros libertados continuaram quase nas mesmas condições, sendo colocados socialmente num patamar de inferioridade. Não foram dadas as oportunidades de emprego e estudo ao negro.

Para o coordenador e historiador do Instituto de Pesquisa Américo Barreira – IPAB, Juarez Leitão, a situação de subserviência do negro ocorreu por todo o século XIX até mais da metade do século XX de forma acentuada, e que até hoje a situação dos negros em relação às outras raças continua sendo inferior.









Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi