Av. Miguel Pinto Ferreira, 145 - Planalto Norte, - Trairi
 
Volta página inicial  
 


Notícias

Prefeitura de Trairi: Núcleos de Convivência são a porta de entrada para a pessoa idosa 

                A População Idosa tem crescido no Brasil e no mundo, desafiando os municípios a planejar e executar as políticas públicas com serviços, programas e projetos voltados a essa população de forma integrada e Inter setorial. Eles são quase 7.000 em Trairi, que de alguma forma estão interligados ao sistema que lhes proporciona uma série de benefícios. Junto ao Conselho do Idoso, CRAS e CREAS, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social leva a eles informações, carteiras e aconselhamento jurídico.

Para melhorar ainda mais as atividades ofertadas a essa população, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem o compromisso de trabalhar pelos direitos da população que se encontra acima dos 60 anos. Com os programas de inclusão e de promoção de direitos da Prefeitura de Trairi, os idosos são assistidos através de atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas suas necessidades e interesses.

“As atividades ofertadas pela Prefeitura com foco na terceira idade fazem com que os idosos se mantenham em ação, dispostos e valorizados. “São combustíveis para um envelhecimento saudável, para que se sintam úteis, com objetivos e metas a serem atingidas”, afirma o prefeito DR. Marcos Prado. Os programas têm como objetivo levar qualidade de vida às pessoas da terceira idade e promover o envelhecimento saudável e ativo dessa população, trabalhos já realizados com sucesso em Trairi pela atual gestão.

O reconhecimento veio através do primeiro Selo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, recebido pelo prefeito DR. Marcos Prado. Este Selo é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os Ministérios da Saúde e Direitos Humanos. A certificação é resultado de uma capacitação para que o município de Trairi possa avançar ainda mais no cuidado e atenção aos idosos.

O prefeito DR Marcos Prado quer atenção integral aos idosos de Trairi: “O Selo que acabamos de receber é uma certificação inicial, mas que reflete uma série de ações, programas e esforços contínuos promovidos em nossa cidade em prol dos idosos. E vamos avançar ainda mais”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Em relação à oferta de qualidade de vida ao público idoso de Trairi, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos permite o acesso do idoso de maneira gratuita, a várias atividades de inclusão social, condicionamento físico, esporte e lazer, que são ofertadas semanalmente. Todos os serviços são acompanhados por equipes multidisciplinares. E mais: Carnaval, Festa Junina, Atividades Físicas Diversas, Passeios, etc.

Os serviços têm por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção às situações de risco social.

Além disso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o serviço de retirada das Carteiras Idoso são disponibilizados todos os dias por equipes especializadas, formadas por assistentes sociais e técnicos de referência, prontos para atender as demandas deste público-alvo.

É importante ressaltar que envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e dependência, mas de maior vulnerabilidade. Por isso, a Prefeitura de Trairi desenvolve uma cultura de cuidado, estruturada na rede de atenção à saúde de forma sustentável que atende plenamente às necessidades dessa população.

É a Prefeitura de Trairi cuidando muito bem dos nossos idosos, aqueles que outrora foram a mola mestra do município e fizeram de Trairi um lugar melhor para nós vivermos.








Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi