Av. Miguel Pinto Ferreira, 145 - Planalto Norte, - Trairi
 
Volta página inicial  
 


Notícias

Cartão Mais Infância já está disponível para 1.557 famílias de Trairi 

Solenidade de entrega será nos próximos dias 22,23 e 24 no Ginásio vereadora Biliza, com a presença do chefe do poder Executivo de Trairi, DR. Marcos Prado.

A Prefeitura de Trairi está fazendo ampla divulgação, inclusive com visitas presenciais às casas dos beneficiados e sede do Cadastro Único, no centro da cidade. Todas as informações estarão disponíveis no Site: www.trairi.ce.gov.br  e nas redes sociais: Facebook: @PrefeituradeTrairi  e Instagram: @prefeituratrairi .

O prefeito de Trairi, DR. Marcos Prado, destaca a importância da iniciativa paras as famílias e para a cidade. “O Cartão Mais Infância é um projeto muito importante e chega em uma hora boa, num momento de dificuldades para essas famílias. São 1.557 famílias que vão receber esses 85 reais por mês, gerando renda para as famílias e movimentando a economia do município”, destacou o chefe do Executivo.

Reduzir as desigualdades sociais e a extrema pobreza em Trairi. Esse é o principal objetivo do Cartão Mais Infância. O programa de transferência de renda vai beneficiar um total de 1.557 mil famílias. O cartão é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará. O benefício de R$ 85 mensais é pago a famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, incluídas no cadastro único, em situação de vulnerabilidade, para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). São famílias que precisam deste suporte financeiro e que também receberão acompanhamento das equipes de saúde da família e da assistência social.

Dados do Ipece apontam que a maior extrema pobreza do Estado está na fase inicial da vida, entre 0 a 6 anos. Por isso, foi criado o Cartão Mais Infância Ceará. DR. Marcos Prado lembra que, “Se não cuidarmos bem da criança nesta fase, se ela não for bem alimentada, estimulada e tiver um ambiente adequado, isto pode comprometer o restante de sua vida.

O Programa

Criado em agosto de 2015, a iniciativa defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. O programa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

O Tempo de Nascer contempla a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal. O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais. Já o Tempo de Brincar foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. Por fim, o Tempo de Aprender compreende-se a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs.

Cartão Mais Infância

O Cartão Mais Infância é destinado a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Médico, o prefeito DR. Marcos Prado frisa que “A condição para o receber o Cartão é que as gestantes devem realizar o pré-natal e as mulheres que amamentam devem ter acompanhamento da saúde; crianças de 0 a 6 anos devem estar com cartão de vacinação em dia e serem acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família; preencher o questionário do aplicativo Mais Infância; e participar de encontros comunitários com temáticas que promovam o desenvolvimento da parentalidade responsável”.

Além da transferência mensal de R$ 85, a família também terá acesso preferencial aos programas financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza nas áreas de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva.

Serviço

Entrega do Cartão Mais Infância em Trairi
Data: 22, 23 e 24 de abril
Horário: 8:00 às 12:00 e 14:00 às 16:30  horas
Local: Ginásio Vereadora Biliza – Anexo ao Estádio Municipal Manoel Barroso Neto
Endereço: Av. Miguel Pinto Ferreira, s/n –Planalto Norte, Trairi – CE

 

 








Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi