Av. Miguel Pinto Ferreira, 145 - Planalto Norte, - Trairi
 
Volta página inicial  
 


Notícias

BP Raio já é uma realidade para Trairi 


Com infraestrutura moderna, adaptada e própria, o Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas – BPRaio terá sua sede inaugurada no bairro Serrinha, em Trairi, no próximo dia 13 de abril. Os policiais militares que atuam no BPRaio terão um local apropriado para prática de instrução, academia, auditório.

O município de Trairi é mais um do Ceará com população superior a 50 mil habitantes a receber o efetivo — são mais 37 policiais ampliando a segurança na região. Além do grupamento, câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade.

A população de Trairi aguarda ansiosa a chegada dos agentes do batalhão e o início dos trabalhos. É mais celeridade nas ações policiais contra assaltos, roubos e episódios de violência. Tudo isso acompanhado pela tecnologia do monitoramento em vídeo, distribuído por centros comerciais, escolas, dentre outros pontos movimentados.

O prefeito DR. Marcos Prado ressalta o reforço de uma polícia ostensiva, altamente treinada, polícia de elite que vai fazer a diferença aqui. “Encaro os investimentos na segurança como mais um grande benefício para o ir e vir da nossa população nos espaços públicos. Para o chefe do Executivo trairiense, “ é mais celeridade nas ações policiais contra assaltos, roubos e episódios de violência”.

É importante destacar ainda que a vinda do RAIO para Trairi se deu graças ao empenho pessoal do prefeito DR. Marcos Prado, que esteve em busca de mais este benefício para o povo de Trairi, inúmeras vezes em audiência com o governador do Estado do Ceará.

BP RAIO – O que é?

Depois de se consolidar como o modelo de policiamento ostensivo/repressivo de maior  eficiência no combate ao crime em Fortaleza e sua Região metropolitana, o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará, agora se expande pelo interior. Somente nas 1ª e 2ª Companhias do BPRaio na capital, atuam mais de 700 PMs.

O BPRaio possui doutrina própria para atuação no processo de policiamento motorizado com motocicletas – as equipes patrulham com três motocicletas e quatro policiais militares, ou com quatro motocicletas e cinco PMs. Cada integrante de equipe tem uma função específica, com atribuições que garantem vigor na forma de patrulhar e abordar. A motocicleta utilizada tem alta cilindrada, o que oferece maior ostensividade na atuação. Outra característica importante é a padronização de fardamento e equipamentos, armamento e treinamento, visando à uniformidade no padrão de atuação das equipes. Entre os policiais militares que compõem uma equipe, um deles faz a função de garupa, que porta uma arma longa, sendo o responsável pela segurança da equipe e pela primeira intervenção nas abordagens a pessoas em situação suspeita.

O efetivo total da especializada é de 1504 policiais militares, sendo 41 oficiais e 1463 praças. Fortaleza conta com 48 equipes Raio por dia, distribuídas em vários bairros da Capital, priorizando os locais onde os índices criminais encontram-se preocupantes, atuando naquelas áreas para redução desses números. Apenas no ano de 2017, a unidade apreendeu 1.401 armas de fogo. No mesmo ano, foram recuperados e apreendidos 1.766 veículos. Foram efetuadas 906 prisões em flagrante por tráfico de drogas, sendo recolhidos 136 kg de maconha, 25 kg de cocaína, 18 kg de crack, além de 104 comprimidos psicotrópicos. Em relação a valores, foram apresentados em delegacias R$ 626.342,00 em dinheiro, somente no ano passado. Além disso, 204 mandados de prisão e 638 prisões em flagrantes por roubo foram efetuados. Mais de três mil pessoas foram detidas pelo Raio no ano de 2017, sendo 2.416 na Capital.

 








Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi