Dia do Desafio em Trairi tem programação em secretarias e escolas

Atividades envolvem saúde e esportes

Trairi participou do Dia do Desafio nesta quarta-feira (31) com uma programação de esportes durante o dia. No evento, todos os participantes são considerados vencedores, afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Porém há uma disputa saudável entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Neste ano de 2017, Trairi está participando da disputa contra uma cidade peruana chamada Chilca, capital da província de Canete. Antiga vila de pescadores, Chilca é uma cidade turística, que tem no surfe e no turismo religioso, seus grandes atrativos.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Ele propõe que as pessoas interrompam suas atividades de rotina e pratiquem qualquer tipo de atividade física.

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.