Quase pronto desvio feito pela Prefeitura de Trairi na CE – 163

Numa obra feita em caráter de urgência urgentíssima, afinal, toda a população da orla litorânea foi afetada, todos os esforços estão sendo feitos para a finalização pela equipe da Secretaria de Infraestrutura. Entretanto, a construção de um bueiro causou um pequeno atraso na liberação do desvio feito na rodovia estadual CE-163, que dá acesso às praias.
A explicação está num processo que tecnicamente chamado de “cura do concreto”, que nada mais é do que a secagem do cimento, que varia de dois até dez dias. A cura adequada é fundamental para o concreto alcançar um melhor desempenho. A cura inadequada causará redução da resistência e da durabilidade do concreto, provocando fissura e deixando a camada superficial fraca, porosa e permeável, vulnerável à entrada de substâncias agressivas provenientes do meio-ambiente. Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.
A boa notícia é que o trecho pode ser liberado neste domingo e no mais tardar até segunda feira, dia 1º de maio. O segundo trecho rompido, logo após o trevo de Flecheiras já foi liberado. As fotos foram atualizadas às 17 e 30 horas deste sábado (29) e neste domingo faremos o anúncio definitivo e oficial da liberação total da estrada.