Volta página inicial    
                       


 
 
 


Notícias

Prefeitura lembra o “Dia do Índio” 

Mensagem sugere respeito e valorização da cultura indígena

 

Três sóis haviam passado desde que Iracema e Martim haviam entrado em terras pitiguaras, no interior do Ceará. Quando o dia nasceu, a virgem dos lábios de mel, com cabelos mais negros que a asa da graúna, e seu amado chegaram às margens do Mundaú, um rio em formato de cobra, que desemboca em mares verdes e praias alvas.

Trairi (nome também indígena que significa rio das trairas) nasceu como aldeia em 1608, com a chegada dos Pitiguaras às margens do rio Trairi. O ponto é um divisor de águas e objetiva reconhecer, respeitar e valorizar a cultura indígena, como uma das tradições presentes e que muito contribuiu com a formação da sociedade brasileira.

A Lei 11.645 do ano de 2008 busca reconhecer a participação dos povos indígenas na nossa história; perceber e valorizar as diferenças respeitando-as; bem como socializar sobre costumes; refletir sobre a situação dos índios no Brasil atual; destacar as lutas e conquistas dos índios do Brasil.

 

 

Dia do índio

 

A data comemorativa, 19 de abril, foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto lei número 5.540. Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas do continente foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, eles não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. A postura era compreensível, pois há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, representantes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daqueles encontros. Essa participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 

 

Lídio Almeida

Assessor de Comunicação








Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi