Guarda Municipal atuante na prevenção ao uso de drogas

A Guarda Municipal de Trairi vem realizando um importante trabalho na prevenção ao uso de drogas. O principal alvo são os adolescentes. Nesta quarta-feira (12), a equipe esteve reunida na Escola Professor Eliseu Eli Barbosa para uma importante palestra abordando o assunto. O cabo Áquila, da Polícia Militar de Paracuru foi o palestrante.

Segundo Áquila, “praticar esportes, participar de um grupo religioso, ter um ambiente familiar estruturado, no qual há o apoio dos pais, e formar uma rede social bacana é fundamental para manter os jovens longe do uso abusivo de drogas”. Na escola, ter educadores com quem os estudantes possam conversar abertamente também é muito importante para o fortalecimento dos fatores de proteção. Os jovens fora desse contexto, obviamente, estão mais inclinados ao uso de drogas.

Informações importantes

Conscientizar os estudantes sem necessariamente falar diretamente sobre drogas é uma das principais chaves para a prevenção. Além disso, incentivar a vida saudável, os cuidados com o corpo, a boa alimentação e a saúde bucal desde cedo contribuem para que a criança se torne um adolescente com consciência corporal e faz da escola um elemento confiável da rede social que está se criando em volta dela.

O mais importante é a construção do diálogo em casa. Se a família oferece uma relação afetiva com o jovem, esse assunto vai surgir naturalmente. Caso haja suspeita do uso de drogas, vale conversar, questionar e fazer com que o jovem fale de seus problemas. Caso isso não aconteça, a mediação de um profissional – psiquiatra ou psicólogo – é fundamental. O segundo passo é procurar tratamento clínico, porque ninguém sai das drogas com força de vontade ou sozinho. Para isso, é necessário um trabalho em conjunto com o paciente, sua família e os profissionais envolvidos. Com o uso abusivo das drogas, o jovem perde sua rede social de confiança e o trabalho da recuperação é fazer com que ele a reconstrua de maneira saudável.

As palestras seguem um calendário pré-estabelecido pela Guarda Municipal e os locais e horários serão divulgados previamente.