Prefeitura intensifica campanha contra mosquito da dengue

Município amplia esforços para evitar aumento de casos de dengue e chikungunya

A Secretaria de Saúde, através do setor de Endemias lançou no distrito de Gualdrapas uma campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O objetivo da campanha, de acordo com o agente Cícero Sena, é alertar a população para a necessidade de fazer um combate sem trégua ao mosquito da dengue: “Essa é uma luta que o governo municipal sozinho não será vitorioso. Nós não venceremos essa batalha se a população não se atentar para o problema que estamos vivendo constantemente”, afirmou o agente.

A Escola Nossa Senhora Aparecida é parceira do Setor de Endemias no combate ao mosquito Aedes aegypti para identificar locais de proliferação e agir no desmonte de focos do mosquito. Cícero Sena reforçou que, no momento, a arma mais efetiva contra a dengue é a população consciente do seu papel de eliminar locais nos quais o Aedes aegypti pode se reproduzir, como vasos de plantas, lixo e garrafas pet abandonadas.

A secretária de Saúde de Trairi, Joelma Porto, ressaltou que é preciso manter a vigilância o ano todo, uma vez que houve um aumento na resistência do mosquito. Segundo ela, o Aedes aegypti não se reproduz mais somente no verão. “Não há um período cíclico da dengue, portanto, o inverno também é propício para dengue”, disse.