Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura juntas em ação de preservação no Carrapicho

Numa ação conjunta entre a Cooperai, Sebrae, Pnud e as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Trairi, aconteceu na manhã desta terça feira (04), às margens do rio Trairi, Carrapicho, uma importante atividade de organizações de proteção do meio ambiente que vem atuando em favor da preservação ambiental, para tentar garantir que tenhamos um planeta ambientalmente mais sustentável. A tônica do evento girou em torno desta que é, teoricamente, a última geração responsável pelo futuro do planeta, afinal, preservação ambiental é um dever de todas as pessoas.

Denominado “Dia de cooperar”, o evento contou com a presença dos alunos da Escola Padre Rodolfo, de Canaan, que receberam 200, de um total de 1.000 mudas de espécies nativas distribuidas simbolicamente. Esses alunos realizam um grande trabalho nas margens do rio Mundaú, com a recomposição da mata ciliar e com o objetivo de continuar as ações de preservação dos ecossistemas.

Romildo Aragão, secretário de Recursos Hídricos, explica que o evento busca, também, contribuir para a conscientização da população sobre a importância da água, mostrando suas múltiplas utilidades, seu ciclo, bem como sua conservação.

O evento também se inclui nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Fotos: Lauro Senna