Dados agropecuários são base para fomento do setor rural de Trairi

Integrantes da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias se reuniram na manhã da última sexta-feira, dia 24, para discutir ações de fortalecimento da agricultura local. O comitê é formado por produtores locais, representantes da prefeitura e do IBGE. A reunião é mensal e serve também para  atualizar o levantamento da produção do município.

Foram discutidas, avaliadas e aprovadas as informações sobre a área, produção e rendimento médio dos produtos agrícolas de maior importância econômica e social para o município. Assim as informações sobre a agricultura municipal passam a ter um caráter oficial junto ao banco de dados do IBGE, de relevância e interesse ao município.

Em outubro deste ano será feito o censo agropecuário em todo o município de Trairi e todos os dados serão enviados para o Ministério da Agricultura e a partir daí buscar soluções para suprir as necessidades dos produtores trairienses.

Em Trairi há produção de cana-de-açúcar, mandioca, batata doce, feijão de corda, banana, milho, acerola, castanha de caju, manga e coco.

Um dos objetivos da atual gestão é fomentar programas para o desenvolvimento da agricultura familiar e para criar projetos alternativos, visando o incentivo aos produtores rurais. Portanto, são necessários uma base de dados e indicadores socioeconômicos para otimizar as politicas públicas desse setor importante do desenvolvimento.