Trairi incluído na liberação recursos para agricultura familiar

Prefeito dr. Marcos Prado participa em Itarema, do primeiro evento da agenda em comemoração ao padroeiro do Ceará.

Quando vai chegando março, o peito do agricultor cearense vai se enchendo de esperança. É a fé em São José, o padroeiro do Estado do Ceará, renovando a tradição e gerando a expectativa de uma quadra invernosa com muitas chuvas para que o campo se encha de verde e a mesa das famílias permaneça farta pelo período de um ano com os produtos da agricultura familiar.
Pensando na tradição popular e no trabalho dos agricultores no período, o Governo do Estado do Ceará anunciou na manhã deste sábado (18), o investimento de R$ 148 milhões em projetos produtivos pelo Projeto São José III e R$ 10 milhões em mapeamento do solo. Os recursos foram anunciados nesta manhã (18) no assentamento da Lagoa do Mineiro, distrito de Itarema, e representam aposta do Governo do Ceará e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) numa boa colheita em 2017.
Na solenidade, foi entregue simbolicamente uma quantia superior a R$ 24,7 milhões. O valor contemplará ações em Itarema e outros municípios da região – Acaraú, Amontada, Itapipoca, Morrinhos, Trairi, Camocim, Ibiapina, Marco, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Sobral e Tururu.
“É uma alegria estar hoje na Lagoa do Mineiro para um dia tão especial. Às vésperas do Dia de São José, padroeiro do nosso Estado, estamos autorizando e liberando uma série de recursos e projetos produtivos para os agricultores. Só aqui na Lagoa do Mineiro, por exemplo, liberamos R$ 4,6 milhões para agroindústria de mandiocultura, o que vai possibilitar mais emprego, mais oportunidade para as pessoas da região”, revelou o governador Camilo Santana.
Nesta parte do Projeto São José III, estão em fase de elaboração os projetos e planos de negócio para abastecimento d´água e esgotamento sanitário; reuso de água de cinzas; beneficiamento da castanha de caju; avicultura; aquisição de novas variedades de adubação, de máquinas e equipamentos; construção de casas de farinha; suporte forrageiro; construção de centro de pesca artesanal; dentre outras atividades relacionadas ao homem do campo.

Mapeamento do solo

Em seu discurso, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, destacou a aprovação do volume recorde de recursos pela Assembleia Legislativa para atender a demanda do Projeto São José III. Na avaliação dele, o mapeamento do solo será “um verdadeiro divisor de águas para agricultura cearense”. “A partir dele, a agricultura familiar vai poder se especializar e colher cada vez mais e melhor os produtos que já são um sucesso na mesa dos brasileiros”, frisou.
Com o mapeamento do solo, pesquisas vão identificar o zoneamento agrícola de todo Estado do Ceará e aconselhar a melhor época para o plantio e as culturas mais apropriadas, minimizando, assim, distorções e proporcionando condições para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável.

Títulos e Hora de Plantar

A cerimônia alusiva ao Padroeiro do Estado do Ceará trouxe também melhorias que trazem impacto direto na produção agrícola. Além das assinaturas de convênios com associações e organizações da sociedade civil, o governador Camilo Santana e o secretário Dedé Teixeira entregaram títulos de terra e mudas e sementes pelo programa Hora de Plantar.
Ana Cláudia de Santana, de 38 anos, recebeu o título da terra onde vive há 10 anos com o marido. Para ela, o documento representa mais segurança jurídica para poder cultivar os coqueiros e cajueiros no quintal de casa. “Estou muito feliz. É mais segurança para mim e para o meu esposo permanecermos na terra e crescermos ainda mais daqui para frente”, comemora.