Prefeitura acolhe projeto Horta na Escola

A aplicação de uma horta no ambiente da Escola Ubiratan Diniz de Aguiar, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e Alimentação Saudável

Com a presença da primeira dama Juliana Prado, representando o prefeito dr. Marcos Prado e da secretária de Educação Gleice Magalhães, a gestão recebeu nesta quinta feira(16), o projeto Horta na Escola, ampliando o conceito de município moderno e comprometido com a comunidade. A questão é unir sustentabilidade com alimentação saudável.

As aulas teóricas e práticas serão ministradas pelo professor Neto, técnico em meio ambiente. Serão mostradas técnicas simples, que despertem o interesse do aluno em matérias como prática de germinação de semente, técnicas de plantio e adubação.

Objetivos

O projeto “Horta na Escola” tem por objetivo implantar uma horta, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação Ambiental, além de trazer melhor qualidade à alimentação servida na escola, oferecer um laboratório natural aos alunos. Promovendo uma mobilização social com a finalidade de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar, para disponibilizar uma melhoria na alimentação da população em geral e, principalmente, das comunidades mais carentes. Incentivando os alunos a permanecerem no campo e agregar valor nos lotes que residem, além de intervir na cultura alimentar dos alunos.

Com o formato circular tipo mandala (que ganhou atenção na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália. Ele preconizava outra forma de dispor as espécies vegetais, mais de acordo com o ecossistema), a horta vai atender as necessidades da merenda escolar da escola Ubiratan Diniz de Aguiar.

Além disso, a horta vai promover o conhecimento sobre educação ambiental, agricultura orgânica, uso racional da água e preservação do  meio ambiente.

O Projeto tem parceria com a empresa Unique e o apoio da Prefeitura Municipal de Trairi, ganhando abrangência na sustentabilidade quando atende a necessidade atual e ainda contribui para as futuras gerações.

Fotos: Lauro Senna