Saúde dinamiza sistema para controle e distribuição de medicamentos

A Secretaria de Saúde de Trairi conta com uma farmácia que disponibiliza distribuição de medicamentos totalmente gratuita para cerca de 80 pessoas todos os dias da semana. Em um novo prédio, situado no começo da “Volta do S”, o serviço adquiriu condições ideais para seu funcionamento.
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a medicamentos, a maioria antihipertensivos e antidiabéticos orais, inclusive com data agendada. Para isso, conta com uma importante ferramenta: o Hórus – Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica. A ferramenta permite ao município de Trairi, o acompanhamento individualizado do uso de remédios e o controle da distribuição e do estoque em tempo real.
Para a secretária de Saúde, Joelma Porto, o programa tem um impacto importante na assistência farmacêutica do município. “O Hórus permite a melhoria da qualidade da informação, do gasto e da segurança dos pacientes, pois eles tomam os medicamentos na dose e na data corretas”, afirmou a secretária.
O nome do sistema vem da expressão “Olho de Hórus”, símbolo egípcio que significa saúde e felicidade. No contexto do sistema, ele simboliza o recebimento correto, racionalidade no uso e bom gerenciamento dos medicamentos. “É o olhar do gestor sobre o que acontece na assistência farmacêutica. Temos acesso a informações em tempo real e poderemos qualificar a gestão”, afirma a secretária de Saúde.
Ela destaca que, com o programa, as pessoas vão conhecem o custo de cada fármaco na hora em que o receberem. Além disso, o governo pode controlar a regularidade em que os medicamentos são fornecidos e saber se o paciente foi buscá-los na data marcada. Pode inclusive haver um planejamento para que as equipes de saúde da família façam a busca ativa das pessoas que não continuaram o tratamento. “O Hórus é uma ferramenta muito importante. Esperamos a massificação do seu uso para podermos, mais para frente, avaliar o desempenho e o impacto dos novos investimentos na saúde”, diz Joelma Porto.