Educação abre matrículas para jovens e adultos

Secretaria promove inclusão social pela via da educação

A Secretaria de Educação de Trairi acaba de abrir as matrículas para o E.J.A – Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é atender jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio e poderão fazê-lo em poucos anos através de aulas presenciais ou semipresenciais.

A Educação de Jovens e Adultos é a antiga modalidade supletivo. Para o aluno, depois de um tempo parado, retomar seus estudos é preciso ter “coragem”, pois sua estima está muito baixa. Em nosso cotidiano, as pessoas estão cada vez mais buscando se qualificar e estudar, já que o mercado de trabalho ficou bastante concorrido nas duas últimas décadas. Com isso, pessoas que nunca completaram os estudos, também passaram a ter que correr atrás de uma formação. Pensando nisso, é que foi criado o sistema EJA (Educação de jovens e adultos).

O E.J.A é assim segmentado:

Ensino fundamental – Segmentos/Ciclos:

1º Segmento (Anos iniciais do Ensino Fundamental (a partir dos 15 anos) Ciclos I, em 1 ano e Ciclo II, em 1 ano.

2º Segmento (Anos finais do Ensino Fundamental (a partir dos 15 anos) Ciclos III, em 1 ano e Ciclo IV, em 1 ano.

Ensino médio: A partir dos 18 anos.

Local de funcionamento das turmas

Presenciais: Nas escolas das localidades e distritos, no período noturno (somente nas turmas do ensino fundamental). Os interessados devem procurar o diretor da escola mais próxima.

Semipresencial: Na sede do CEJA Prof. José Silva Novo, nos períodos manhã, tarde e noite (nas turmas do ensino fundamental e médio).

Os concludentes, agora com a nova gestão da prefeitura, terão a garantia de recebimento dos certificados e históricos escolares.

O início das aulas está previsto para março de 2017.

Foto: Lauro Senna