Prefeitura fortalece Agricultura Familiar com reestruturação do CMDRS

Numa reunião entre lideranças de Trairi e representantes da prefeitura, realizada no último dia 16 de fevereiro, no auditório da secretaria de turismo, foram traçadas metas para definir os interesses da população da zona rural, além de elaborar políticas públicas que também são apoiadas pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. São as atribuições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Estiveram presentes, o coordenador de recursos hídricos da Secretaria de Agricultura, Marcelo Gordiano Barbosa; o presidente do CDL, Raimundo Nonato Goes; o padre José Cleonor; o Assessor de Meio Ambiente, José Soares; o Assessor de Comunicação, Lídio Almeida e Carlos Oliveira, da Secretaria de Meio Ambiente.

No Conselho, são levantadas ações em conjunto que possibilitem uma vida justa para todos os envolvidos. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem o papel de levantar e deliberar sobre os problemas enfrentados na comunidade. A comunidade organizada vai ouvir, falar e propor mudanças que façam o desenvolvimento. Como por exemplo: a melhoria das escolas de ensino fundamental e médio, dos postos de saúde, a melhoria das estradas, a promoção da cultura popular, a ampliação da energia elétrica, a melhoria da assistência técnica, a agricultura, o apoio à reforma agrária e muito mais.

Desenvolver aí é gerar condições próprias para melhorar a vida em comum. Porém é preciso desenvolver com sustentabilidade, ou seja, sem prejudicar a sobrevivência das gerações futuras, a qualidade das águas e

a fertilidade da terra.

Quem participa deste Conselho

O CMDRS tem, obrigatoriamente, como a maioria dos seus membros, representantes dos agricultores familiares e trabalhadores assalariados rurais, escolhidos e indicados por suas respectivas comunidades, associações, conselhos de desenvolvimento comunitário, sindicatos e demais grupos associativos.

O Conselho é composto por representantes: Dos Agricultores(as) familiares e trabalhadores(as) assalariados(as) rurais; associações, sindicatos, cooperativas, líderes comunitários e outros, escolhidos e indicados por suas respectivas comunidades; De órgãos do poder público vinculados ao desenvolvimento rural sustentável (Secretarias da Prefeitura Municipal); De entidades da sociedade civil organizada que estudem e/ou promovam ações voltadas para o apoio e desenvolvimento da agricultura familiar; De organizações para-governamentais (tais como: associações de municípios, instituição de economia mista, que também estejam voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar) e do Órgão de Assistência Técnica. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável será composto por pelo menos 50% (cinqüenta por cento) de representantes de Agricultores Familiares.

Foto: Lauro Senna