Secretaria de Saúde anuncia mutirão de cirurgias

Projeto da Secretaria da Saúde de Trairi, o Mutirão de Cirurgias, foi criado com o objetivo de diminuir as filas de cirurgias eletivas. Com esta ação, Secretaria de Saúde quer zerar a demanda existente, oferecendo à população, assistência humanizada, e ainda, encurtar o tempo de espera dos pacientes. A histerectomia é uma dessas cirurgias.

A Secretaria de Saúde de Trairi realizará este mutirão de cirurgias para atender à população do município necessitada. A realização desse tipo de cirurgia estava suspensa há 4 anos. Agora, 22 pacientes que faziam parte dessa demanda já foram encaminhados para os procedimentos cirúrgicos.

Os pacientes comemoram a realização do mutirão e ressaltam a qualidade dos serviços que já são realizados pela Secretaria de Saúde com menos de dois meses de gestão.

A coordenadora da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Ryanne Alencar, afirmou que o mutirão de cirurgias atende o objetivo de zerar os casos mais urgentes que aguardavam atendimento. “As cirurgias de histerectomia e catarata são as maiores demandas que temos e serão operados alguns dos casos mais urgentes que estavam na fila e para isso toda a equipe se empenhou nesse trabalho”, contou.

O que é

A histerectomia pode ser utilizada no tratamento de problemas como mioma uterino, dor pélvica, sangramento uterino anormal, endometriose e prolapso uterino, que é quando o útero se move para baixo da vagina, por conta da fragilidade dos músculos do assoalho pélvico. A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.

Lauro Senna