Trairi vai receber praça infantil

Na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, a primeira dama Juliana Prado e a secretária de Ação Social Verônica Prado estiveram em Fortaleza participando do Encontro Estadual de Gestores Municipais sobre Políticas Públicas da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado - STDS, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. O Encontro tratou sobre as políticas públicas e na ocasião, elas discutiram com o secretário Josbertini acerca da implantação da praça infantil em Trairi. A parceria faz parte do programa Mais Infância do governo do estado do Ceará.

“A nossa palavra de ordem neste encontro é a parceria, é de estreitar os laços, as relações, a sinergia entre o Estado e os municípios. Portanto, este é um encontro não apenas de informação, mas também de formação para os novos prefeitos e secretários em primeiro mandato sobretudo, sobre as políticas de Assistência Social, do Trabalho e da Segurança Alimentar”. A declaração foi do secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino.

Mais Infância Ceará

“Cada um dos 184 municípios cearenses irão, neste dois próximos anos, receber, pelo menos, uma ação social nova, do Governo do Estado, por meio do Mais Infância Ceará”, ratificou Onélia Leite de Santana. Presente à abertura do Encontro de Gestores, a primeira-dama apontou a construção de playgrounds, de brinquedotecas e brinquedopraças em logradouros de vários municípios do Estado, como exemplos de obras sociais que serão destinadas para o acolhimento e diversão de crianças e maior integração familiar. “Precisamos acompanhar mais de perto nossas crianças, para quebrarmos o paradigma da violência que cerca as famílias, as crianças mais necessitadas”, defendeu Onélia Leite.

Ela conclamou, para tanto, maior envolvimento dos prefeitos municipais no sentido de acompanhar os editais do Mais Infância Ceará e de agilizar a cessão das áreas onde serão construídos os novos equipamentos sociais, para que os processos ganhem maior celeridade. O Mais Infância Ceará tem como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com seus municípios; promover a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construir e reformar espaços públicos para o desenvolvimento Infantil, além de fomentar a parceria público-privada.

O programa também busca apoiar os municípios na qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e na formação de profissionais, pais e cuidadores para atuarem e promoverem o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos. As ações do Mais Infância buscam contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.