Prefeitura mostra resultados na Saúde já nos primeiros 30 dias de gestão

A nova gestão da Secretaria de Saúde, recebeu a estrutura necessitando de reformas e adequações e a eminência de colapso era visível. Era preciso otimizar as ações para encontrar resultados positivos já no primeiro mês. E foi isso que aconteceu.

A secretária de Saúde de Trairi, Joelma Prado Porto, mostra os avanços alcançados pela pasta nos primeiros 30 dias de gestão. “Encontramos a Saúde debilitada. Faltava até mesmo a medicação para diabéticos e hipertensos. Conseguimos restabelecer uma série de atendimentos, reativar e reforçar diversos outros”, destacou ela, afirmando que este é o momento de encontrar soluções e, ao mesmo tempo, fazer com que o Sistema de Saúde ofereça um serviço melhor.

Ações efetivas

Como resultado destas iniciativas a Secretaria reforçou as 17 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Mais quatro médicos do Programa Mais Médicos estão sendo aguardados para integrar essas equipes.
Além disso, serviços básicos como o de ambulância contava com apenas um veículo no hospital em condições de uso. Agora são três. O gerador, que não funcionava há dois anos, funcionou já no primeiro dia do ano.
“É um trabalho muito cuidadoso que está sendo feito. Nós recebemos uma estrutura doente e precisamos consertá-la ao mesmo tempo em que precisamos fazer também ampliações e reformas que permitam ofertar um atendimento digno”, enfatiza a secretária de Saúde.
Com as mudanças, a população já pode sentir a diferença do serviço que vem sendo prestado atualmente. “Nós saímos de um cenário de total abandono e conseguimos restabelecer um atendimento de qualidade à população”, destacou Joelma Prado.
No setor de Regulação, vários exames estavam pendentes. Num sistema de mutirão, em apenas 3 semanas foram feitas 70 tomografias, dando maior celeridade ao atendimento e diminuindo o tempo de resposta aos chamados.
Joelma Prado destaca que muito ainda tem que ser feito para colocar a Saúde dentro dos parâmetros desejados. “A cada dia nós identificamos problemas e buscamos as soluções. As melhorias já são percebidas pela população. Problemas ainda existem, mas o trabalho está sendo realizado de forma consciente e consistente para saná-los”, disse a secretária.