Volta página inicial    
                       


 
 
 


Notícias

Evento do Meio Ambiente comemora Festa anual das árvores 

Trairi comemora a “Festa anual das árvores”, que este ano está homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará, numa parceria entre as secretarias de Meio Ambiente do Estado e do município. O evento aconteceu em meio a palestra e plantio de mudas nativas no CPTA e Mirante do Mundaú.

A Festa Anual das Árvores (FAA) 2018 prossegue até o próximo domingo (25/3), quando será realizada a 3ª Corrida pela Natureza, no Parque Estadual Botânico. A abertura ocorreu dia 18/3, pela manhã, no Parque Estadual do Cocó, em meio às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, anunciou o plantio de 109 mil mudas nos próximos dois anos, além de uma política de construção e requalificação de 12 viveiros de mudas em várias regiões do Estado. O titular da Sema assinou ainda Termos de Cooperação Técnica envolvendo parcerias ambientais com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) e Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH).

A FAA 2018 é uma promoção do Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e este ano está homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. Com o tema “Adote uma Árvore”, está acontecendo farta distribuição de mudas nativas. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais. Estiveram presentes no evento Francisco Teixeira, titular da SRH; José Galba Barboza, da CHESF; Henry Campos, reitor da UFC; Neurisângelo Cavalcante, presidente da CAGECE; Virgínia Carvalho, titular da Semace; além dos prefeitos de Acopiara, Antônio Neto; Campos Sales, Moésio Loyola; General Sampaio. Francisco Moreira; Jardim, Aniziário Costa; Ocara, Amália Sousa; Tauá, Carlos Mota; e Ubajara, Renê Vasconcelos.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas, a Sema construiu dois novos viveiros, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da Sema. Outras nove unidades serão revitalizadas nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outra na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria. Das 109 mil mudas, 36 mil serão plantadas na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); 30 mil na bacia do rio Pacoti – com recursos próprios da Sema – e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Ceará é o maior exportador de cera de carnaúba do Brasil

O Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a SEMA e a Universidade Federal do Ceará (UFC) diz respeito à criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará. O outro TCT assinado entre Sema, Chesf e SRH é relativo à plantação das mudas no Jaguaribe. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou que a recomposição da mata ciliar do rio Jaguaribe ajudará a “recompor as nascentes e combater o processo de desertificação”.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa. Presente no evento, Edgar Gadelha, do Sindcarnaúba – ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – e da Câmara Setorial da Carnaúba, informou que “o Ceará é o maior exportador de cera de carnaúba do Brasil, com faturamento de cerca de US$ 70 milhões por ano, empregando em torno de 100 mil pessoas”.

Educação ambiental

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, Sema e Chesf assinarão TCT para plantação de 400 carnaúbas na área do próprio Parque.

 








Prefeitura Municipal de Trairi
Av. Miguel Pinto Ferreira, 145
Planalto Norte, - Trairi - CEP. 62.690-000
PABX: (85) 3351-1350
CNPJ: 07.533.946/0001-62
CGF: 069202389
Horário de Funcionamento:
de Segunda a Sexta-Feira

Newsletter

Assine nosso boletim e saiba mais sobre o que acontece na prefeitura Municipal de Trairi