Prefeitura de Trairi anuncia Prêmio Anual de Desempenho para a Educação

O prefeito dr. Marcos Prado e a secretária Municipal de Educação, Gleice Magalhães, abriram o ano letivo da rede municipal com ações para valorizar ainda mais o professor. O anúncio de uma premiação foi feito nesta sexta-feira (dia 27), em cerimônia realizada no Proares da Serrinha, onde estiveram presentes todos os professores, diretores e coordenadores do município de Trairi.

Segundo a Prefeitura, em dois meses será divulgada a Lei que premiará os vencedores, que serão aqueles que atingirem as metas e receberão um prêmio de desempenho. São avaliados desempenho dos estudantes, evasão escolar e ainda a frequência. O índice atinge os segmentos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano de ensino.

Para participar do programa, as diretoras de todas as escolas da rede municipal assinaram, um termo de compromisso, que fixa as metas a serem alcançadas por cada unidade escolar. Elas foram representadas no evento pela diretora da Escola Jorgelito Calls de Oliveira, do distrito de Mundaú e pela coordenadora pedagógica Rosângela Viana Freitas, da Escola Antônio Robespierre. Pelas normas, as escolas tem que melhorar seus desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os índices do IDEB são medidos através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para a secretária de Educação, Gleice Magalhães, "Teremos o resultado com o comprometimento da escola, do professor e do aluno. Simples assim". Em seu pronunciamento, ela falou da precariedade estrutural que encontrou ao assumir: “O resgate de jovens da marginalidade e da ociosidade só será possível com a Educação”, e parafraseando o antropólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro, disse ainda a secretária: “Investindo em escolas, não será necessário construir presídios”. Finalizando, disse ainda que “fazemos, não apenas pela obrigação, mas pelo prazer de saber que a Educação é o melhor caminho. É hora de amadurecermos. Não podemos mais conviver com idéias ultrapassadas. O Trairi somos todos nós e queremos fazer desta uma das principais marcas desta administração”.

Mais ações para a Educação

O prefeito dr. Marcos Prado pediu compromisso aos professores e destacou seu esforço para manter o teto salarial. Ele disse que tem muitos projetos para a Educação. Um deles é o cursinho para o Enem, com previsão já para o 2º semestre deste ano. Além disso, o prefeito anunciou premiação para alunos e professores na Olimpíada Brasileira de Matemática e encerrou seu pronunciamento parabenizando a cada um pela garra de ser professor: “vamos juntos tentar fazer um Trairi melhor para vivermos”.