Secretaria de Agricultura vai a campo para solucionar crise hídrica

Durante toda esta quarta feira (18), o secretário de agricultura, Romildo Aragão, esteve percorrendo diversas comunidades rurais fazendo um levantamento da dura realidade da falta de água na zona rural de Trairi. A situação é preocupante, principalmente porque a população carente é a mais afetada.

Acompanhado pelo vice-presidente da Câmara, Zé Coelho e pelo técnico Gerivaldo Leite, o secretário visitou mais de 20 comunidades, entre as quais, Algodoim, Feijão, Nascente do rio Inácio, Região da represa do Gameleira, Purão, Carás, Bacumixá de Baixo, Angelim, Piancó, Passa Lição, Gancho, Barbatana e Quebra Braço.

A falta de gestão de governos passados teve reflexos diversos. Há poços artesianos desativados há mais de 12 anos, alguns apenas por falta de energia elétrica. Outros com bombas quebradas e gambiarras de toda natureza.

O secretário Aragão já está preparando medidas emergenciais para amenizar o problema, como o abastecimento com caminhões pipa. Entretanto, medidas concretas a médio e a longo prazo serão implementadas para driblar a crise hídrica. Entre elas a construção de uma adutora a partir do açude da Gameleira.

Trairi também sente os reflexos de uma seca histórica. Desde 1910, o Ceará não passava por uma seca tão severa como a dos últimos cinco anos, revela levantamento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com base nos volumes de chuva dos últimos 100 anos. Antes desse período de estiagem, somente a seca de 1979 a 1983 havia sido tão grave e longa: a média anual de chuvas registrada na época foi de 566 milímetros (mm). De 2012 a 2016, a média caiu para 516 mm.