Prefeitura traça planos para habitação

Depois de uma extensa consulta pública, o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social se reuniu na última terça-feira (25), para aprovar o Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS). O evento aconteceu no CRAS II, centro de Trairi.

Justificatva

O alto crescimento das cidades brasileiras, a partir do século

XX, acarretou a milhões de pessoas, condições precárias e insalubres de sobrevivência. Isto é, a urbanização aconteceu de forma totalmente desigual em nosso país, onde parcela significativa

da população vive nas periferias, subúrbios e aglomerados dos gran

des centros urbanos em condições de total precariedade habitacional

com pouco acesso a serviços e equipamentos públicos.

Para modificar este quadro, entende-se que é imprescindível uma intervenção programada, contínua e de longo prazo, através da implementação de políticas habitacionais de interesse social por

meio de um planejamento descentralizado dos órgãos municipais,

estaduais e federal, que se inicia pelo mapeamento das

necessidades habitacionais locais.

Neste contexto, o PLHIS é o instrumento que subsidia a Política Nacional de Habitação (PNH), em nível local. Portanto, a elaboração do PLHIS envolve a articulação de diretrizes, os objetivos e as metas para a caracterização e proposição das ações de planejamento e gestão da habitação de forma participativa na esfera local.