Abertas as inscrições para vagas gratuitas em cursos a distância do Pronatec

Os interessados têm até o dia 5 de julho para se candidatar em um dos mais de 80 cursos oferecidos.

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para 500 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional na modalidade a distância dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária.

O Pronatec Oferta Voluntária nada mais é do que uma iniciativa que visa aumentar a oferta de formação profissional gratuita no país. O programa espera que mais brasileiros se matriculem em cursos de formação inicial e continuada (FIC) e cursos técnicos subsequentes.

Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) possuem curta duração e contemplam trabalhadores com diferentes níveis de escolaridade, ou seja, desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo. Já os cursos técnicos subsequentes são exclusivos para quem já concluiu o ensino médio. As duas modalidades serão oferecidas de forma presencial e à distância.

A maioria dos cursos Pronatec Oferta Voluntária serão promovidos através do sistema de educação a distância (EAD).  Dessa forma, os brasileiros terão a chance de estudar pela internet nos lugares mais remotos do país, quem que haja a necessidade de comparecer a uma escola presencial todos os dias.

Cada curso EAD Pronatec tem uma carga horária de 160 horas. As aulas serão ministradas apenas pela internet, entre os meses de julho e novembro. Em fevereiro de 2018, novas oportunidades serão abertas, tanto para cursos FIC quanto para cursos técnicos.

A proposta do PRONATEC VOLUNTÁRIO é ofertar aproximadamente 2 milhões de vagas. Assim, essa oferta foi dividida em 4 lotes, sendo esse o primeiro no qual está em andamento e os demais para agosto/2017, outubro/2017 e fevereiro/2018.

Perguntas Mais Frequentes – PRONATEC Voluntário EAD

1. Qual a carga horária média dos cursos do Pronatec Voluntário EAD?

A carga horária média é de 160 horas

2. Todos os cursos são a distância ou haverá opção de presencial?

Todos os cursos são a distância.

3. Uma mesma pessoa poderá se inscrever em mais de um curso?

Não. Cada interessado deverá optar por apenas um curso.

4. Ao final dos cursos, como será a emissão do certificado?

Os certificados serão emitidos pela própria instituição que oferta o curso.

5. As inscrições são presenciais ou podem ser feitas pela internet?

As inscrições são presenciais e devem ser realizadas no órgão que demandou as vagas, que são as secretarias de Turismo ou a prefeitura municipal.

6. Quais municípios podem participar do Pronatec Voluntário EAD?

A linha de ação é nacional e, sendo assim, todos os municípios brasileiros estão contemplados. Porém, com intuito de assegurar o atendimento aos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, os enquadrados nas categorias A, B, C, D e E deverão ser priorizados.

7. A partir que qual escolaridade e de qual idade se pode participar.

Poderão participar pessoas que tenham mais de 15 anos, sem exigência de escolaridade.

8. Após realizar as pré-matrículas, o que o aluno deve fazer?

Aguardar a carta de encaminhamento na qual serão informados:  o código de inscrição, o período de início e término da oferta do curso, o endereço eletrônico para acesso a plataforma EAD, o prazo máximo para acesso à plataforma, entre outras informações.

9. Uma vez pré-matriculado o candidato terá vaga garantida no curso?

Não. Para efetivar a matrícula o candidato deverá acessar a plataforma EAD da instituição ofertante e fornecer o número do CPF e o código de inscrição, dado disponível na carta de encaminhamento.

10. Os alunos terão bolsa de estudos?

Não terão subsídios por se tratar de uma ação de oferta voluntária.

11. Os cursos terão início simultâneo?

O aluno terá um prazo de 03 de julho a 13 de agosto de 2017 para acessar a plataforma, confirmar a matrícula e iniciar o curso.

As inscrições devem ser feitas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) no site http://sistec.mec.gov.br/

“O Pronatec Oferta Voluntária é tanto para quem está no ensino médio como para quem já concluiu ou até para quem já está no mercado e quer uma qualificação complementar”, explica o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Geraldo Andrade de Oliveira.

A idade mínima para participar é de 15 anos. Segundo Geraldo, os cursos atendem uma demanda por cursos mais rápidos para ingresso no mercado de trabalho. “É uma especialização de prazo mais curto. Com alguns meses de qualificação, aquele profissional já se torna apto a entrar no mercado”, ressalta.

O diretor destaca que ainda este ano serão ofertadas mais vagas dentro do programa: pelo menos 500 mil em agosto e outras 500 mil em outubro, além das que serão abertas em 2018. “Nós conseguimos capitalizar mais de 2 milhões de vagas gratuitas. A maioria é na tecnologia EaD [ensino a distância], o que propicia que essas ofertas cheguem aos lugares mais remotos, mesmo que não haja uma escola presencial”.

Neste momento, são mais de 80 cursos oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica que se candidataram a ofertá-los de forma voluntária.

Os cursos têm duração de 160 horas e são focados em uma área de atuação específica. As aulas serão ministradas de julho a novembro, totalmente on-line.

Links: endereços digitais para inscrição diretamente junto ao PRONATEC:

sistec.mec.gov.br/meu-cadastro

E a confirmação da matrícula, do dia 17/07/2017 até o dia 27/08/2017 no seguinte endereço: