Prefeitura coloca zona rural de Trairi na Era Digital

A Prefeitura de Trairi, através da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos acaba de implantar no município o projeto Territórios Digitais, com o objetivo de oferecer gratuitamente o acesso à informática e internet para populações rurais, por meio da implantação de Casas Digitais.

Paralelamente, é realizada uma formação desenvolvida, de apoio ao empreendedorismo juvenil denominada Programa “Vai que Dá”. O programa é voltado para iniciantes, que ainda não possuem uma ideia estruturada de investimentos a serem desenvolvidos em suas comunidades. Participaram jovens de 18 a 29 anos, considerados de baixa renda, que queiram ser empreendedores sociais ou individuais, mas ainda não tenham certeza de seu projeto.

Os Territórios Digitais visam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, o fortalecimento da agricultura familiar e o reconhecimento do acesso legítimo à terra por comunidades tradicionais. O MDA entende que prover cidadania para o meio rural requer, incondicionalmente, a integração das tecnologias de informação e comunicação disponíveis a todas e todos.

As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, antena via satélite, roteador wireless, datashow e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar-se-ão ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores.

Os Territórios Digitais condicionam a oferta de Casas Digitais mediante a participação atuante e democrática da comunidade proponente. Nesta comunidade há duas possiblidades de consulta: a) o acesso público permite ao visitante acompanhar as notícias e acionar downloads de documentos; b) o acesso exclusivo requer o registro gratuito do visitante no portal e, assim, possibilitar-lhe o acesso também aos chats, fóruns de discussão, apresentação de links e álbuns de fotos; participar de webconferência; enviar documentos de diferentes mídias; e receber e-mails e notificações.

Lídio Almeida – Assessor de Comunicação